“A Inteligência Artificial no Futuro do Ensino Superior: Desafios e Oportunidades” é o tema que estará em foco no 4º encontro aberto do Conselho Geral da Universidade de Aveiro (UA) que terá lugar no auditório da Reitoria, dia 5 de março, entre as 09h30 e as 18h00.
A Inteligência Artificial (IA) está a impactar fortemente os indivíduos, o coletivo e as instituições. A todos, simultaneamente, assusta, desafia e questiona, trazendo consigo oportunidades, desafios e necessidades.
Como aprender e como ensinar, o que aprender e o que ensinar, como avaliar, como investigar e o que investigar, como comunicar e nos relacionar (internamente na UA e externamente com outras instituições), que novos perfis serão necessários, que novas profissões estão a emergir e que profissões se tornarão mais rapidamente obsoletas, que novas competências serão necessárias, que novas formações serão necessárias, que adaptações serão necessárias nas formações existentes, o que serão e como se organizarão e governarão as Instituições de Ensino Superior, e que regulação será necessária, são exemplos de algumas das muitas questões que se colocam. Questões emergentes que carecem de uma discussão alargada a toda a Comunidade para que, em conjunto, possamos ir antecipando, delineando e construindo o futuro.
Com o intuito de promover a discussão e uma reflexão sobre a IA no futuro do Ensino Superior em geral, e da UA em particular, e sobre os seus desafios e oportunidades, o Conselho Geral propõe a um conjunto de personalidades debruçar-se sobre os seguintes tópicos:
Inteligência Artificial: evolução, atualidade, desafios e oportunidades
Inteligência artificial responsável: Perspetivas e reflexões estratégicas?
A inteligência artificial no governo das organizações: contributos para a otimização de processos de gestão
A inteligência artificial no Ensino Superior.
Marque na agenda: 5 de março, entre as 09h30 e as 18h00. Mais informações serão brevemente disponibilizadas.
Fonte/Foto: Universidade de Aveiro