Em
Terras de Aveiro

2025/10/10

UA foi palco da entrega dos Prémios Ciências do Desporto COP | Repsol 2024/25

Desporto

A Universidade de Aveiro (UA) foi o local escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) para a Entrega dos Prémios Ciências do Desporto COP | Repsol 2024/25 aos vencedores das três categorias a concurso: Treino Desportivo, Psicologia e Pedagogia do Desporto e Medicina do Desporto. A cerimónia teve lugar esta quinta-feira, dia 9 de outubro, na Sala de Atos, no edifício central e da Reitoria.

A UA, uma das referências no campo do desporto no Ensino Superior em Portugal, recebeu aquela que foi a 9ª edição dos Prémios Ciências do Desporto COP | Repsol.

Desde 2014 que estes galardões procuram valorizar o aprofundamento das problemáticas do desporto enquanto área de estudo, incentivando a recolha e a análise de dados essenciais que possam contribuir para a tomada de decisões estratégicas dos vários agentes que integram o setor.

Este ano registou um recorde de participações, com um total de 95 trabalhos submetidos à apreciação do júri, superando largamente os números das edições anteriores. Um crescimento que demonstra o dinamismo das áreas temáticas a concurso, reflete o forte envolvimento da comunidade científica e académica, bem como o prestígio crescente dos Prémios Ciências do Desporto enquanto meios de valorização e promoção da produção científica nacional.

Desde o ano de 2022 que o Comité Olímpico de Portugal (COP) conta com a Repsol como seu parceiro olímpico, num compromisso firme com o desenvolvimento da investigação científica nas várias áreas das ciências do desporto.

A abrir esta sessão de entrega de prémios, o presidente do COP, Fernando Gomes, sublinhou que os Prémios Ciências do Desporto “valorizam a investigação aplicada nas áreas que mais impactam o desempenho e o bem-estar dos atletas” e destacou o papel que a ciência e a investigação têm no desporto, ao traduzirem-se “em melhores programas de treino, em estratégias eficazes de prevenção de lesões, em suporte psicológico adequado e em políticas públicas mais informadas.”

Fernando Gomes lembrou como passar os resultados da investigação científica à prática é fundamental, lançando um desafio às federações desportivas. “Cada estudo premiado pode, de forma direta, mudar rotinas, procedimentos e resultados. E contamos, claro, com as federações para ajudarem a transformar essa evidência científica em práticas formativas e de treino que cheguem, verdadeiramente, aos atletas e às equipas técnicas.”

O presidente do COP agradeceu o trabalho do júri no apuramento dos trabalhos vencedores e a parceria da Repsol, fundamental para garantir o sucesso desta iniciativa. “Gostaria de terminar relembrando que investir na ciência do desporto é apostar em saúde, em medalhas, em futuros campeões e numa sociedade mais saudável. O trabalho de todos os que hoje participam e de quem participará em futuras edições pode, realmente, mudar carreiras e melhorar vidas. Continuem, por isso, a investigar, a publicar e a sonhar connosco”, desafiou Fernando Gomes.

Miguel Pacheco, responsável pela fidelização e parceiros da Repsol Portugal, o parceiro do COP que apoia os Prémios Ciências do Desporto desde 2022, explicou o porquê da ligação entre as duas organizações: “Os valores que nos unem são valores de superação de excelência, de proximidade. A relação que temos construído com o COP está alavancada na amizade”, sublinhou, referindo os projetos que ligam COP e Repsol, como o cartão de desconto na aquisição de combustíveis, a app Equipa Portugal e, a partir de 2022, os Prémios Ciências do Desporto. “Faz parte do nosso desígnio apoiar esta senda de inovação”, concluiu Miguel Pacheco.

O coordenador do júri das três áreas, Tiago Barbosa, sublinhou na sua intervenção que “os investigadores e centros de investigação portugueses são bastante respeitados a nível internacional”, lembrando que o trabalho de investigação científica tem como objetivo “facilitar a tomada de decisão, mais informada e baseada em evidência.”

Tiago Barbosa deixou um desafio à audiência: “Temos de saber captar os fãs.” Para tal torna-se necessário gerar “conhecimento importante para o desenvolvimento desportivo”, sendo necessário para tal “criar condições para as pessoas se sentirem atraídas pelo desporto.” O coordenador do júri dos Prémios Ciências do Desporto alertou para as alterações societais em curso, nas quais o desporto suscita “inclusão social, coesão social e bem-estar.”

Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto, referiu serem os “Prémios Ciências do Desporto um exemplo notável de como o associativismo, através do Comité Olímpico de Portugal, setor empresarial, através da Repsol, e a Academia podem convergir e acrescentar valor à sociedade, sendo o desporto o destinatário final.” O representante do Governo de Portugal reforçou de que “é absolutamente essencial valorizar o desporto enquanto objeto de estudo”, de modo a ser “possível tomar melhores decisões. Precisamos de uma “tomada de decisão mais qualificada seja ao nível político, seja ao nível técnico”, disse Pedro Dias, sendo os beneficiários os atletas e toda a Sociedade

Pedro Dias deixou, durante a cerimónia, a informação de que as Ciências do Desporto voltarão a ser uma área científica com dotação pública própria.

Os trabalhos Vencedores e as Menções Honrosas (duas em cada categoria) atribuídas nas três categorias a concurso foram os seguintes:

 

Treino Desportivo: 

Vencedor

“How many creatives are enough? Exploring how manipulating the number of creative players in the opposing team impacts footballers’ performance during small-sided games”

Autora: Sara Santos. Co-autores: Diogo Coutinho, Bruno Gonçalves, Jaime Sampaio.

Publicado em Human Movement Science, Volume 87, February 2023, 103043.

 

Menções Honrosas:

“Examining the impact of different re-warm-up strategies on non-starter basketball players’ physical performance”

Co-autores: Enrique Flórez-Gil, Nuno Mateus, Jaime Sampaio e Eduardo Abade.

Publicado em Journal of Sports Sciences, 43(6), February 2025.

“Effects of on-court tennis training combined with hiit versus rst on aerobic capacity, speed, agility, jumping ability, and internal loads in young tennis players”

Autor: Jorge E. Morais. Co-autores: Bulent Kilit, Ersan Arslan, Jose A. Bragada, Yusuf Soylu, Daniel A. Marinho.

Publicado em Journal of Human Kinetics, Volume 95/2025, 173-185, Section III- Sports and Physical Activity.

 

Psicologia e Pedagogia do Desporto:

Vencedor

“Improving motor competence of children. The “super quinas” intervention program in portuguese primary schools”

Autor: Luís P. Rodrigues. Co-autores: Rita Cordovil, Júlio A. Costa, André Seabra, José Guilherme, Susana Vale, Carlos Luz, Fábio Flores, Maria João Lagoa, Gabriela Almeida, Vítor P. Lopes, Cristiana Mercê, Pedro Esteves, Sara Santos, Vanda Correia, João Serrano, Rui Mendes, Rui Matos, Vânia Loureiro, Carlos Neto.

Publicado em Journal of Physical Activity and Health, Volume 22, 436-443, January 2025.

 

Menções Honrosas:

“Playwithheart: non-randomized feasibility trial of a mindfulness, acceptance, and compassion-based programme for adolescent athletes”

Autora: Sara Oliveira. Co-autores: Marina Cunha, António Rosado, Inês Matos-Pina, Cláudia Ferreira.

Publicado em Mindfulness, Volume 16, 477-493, February 2025.

“The mediating role of perfectionism in parental involvement and young athletes’ performance”

Autor: Marco Teixeira. Co-autores: Catarina Morais, A. Rui Gomes.

Scientific Reports, 14, Article Number 31969 (2024).

 

Medicina do Desporto: 

Vencedor

“Movement rate and brain-muscle coupling in male footballers with and without hamstring injury history”

Autor: José Pedro Correia. Co-autores: Hugo Grilo, Erik Witvrouw, João R. Vaz, Sandro R. Freitas.

Publicado em Sports Health, July 2025, Article 1350688.

 

Menções Honrosas:

“Impact of the menstrual cycle and barriers to football and futsal performance in portuguese players: a survey-based cross-sectional study”

Autora: Cristiana Santos. Co-autores: Mário Lopes, João Brito, Katrine Kryger, Carolina Wilke, Bruno Travassos.

Publicado em Frontiers in Psychology, Volume 16, March 2025.

“Athlete health implications of match injuries in portuguese rugby union”

Autor: Nuno Pinto de Sousa Lopes. Co-autores: António Miguel Cruz-Ferreira, Diana Torres Lima, Marta Amaral Silva, Luiz Miguel Santiago.

Publicado em International Journal of Environmental Research and Public Health, 21, 1991, September 2024.

A cerimónia da entrega dos Prémios teve como um dos pontos altos a conversa sobre “O Desporto nas Instituições de Ensino Superior – Presente e Futuro”, entre Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro, e Tiago Brandão Rodrigues, presidente do Conselho de Ética do COP. Na ocasião, o Reior da UA referiu: “A necessidade de fazer coexistir a cidadania e a ética é grande, e o desporto tem um papel a desempenhar nesta área”, afirmando ainda a necessidade da existência de “mais recursos”, sublinhando que “está nas mãos das instituições fazerem mais para promoverem o desporto”, explicou Paulo Jorge Ferreira.

No próximo ano, aquela que será a 10ª edição dos Prémios Ciências do Desporto COP | Repsol, as categorias a concurso serão Economia, Direito e Gestão do Desporto; História e Sociologia do Desporto; e Fisiologia e Biomecânica do Desporto.

 

Fonte/Foto: UAveiro

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
“Residências Artísticas STEAM” regressam ao parque escolar aveirense
10/10/2025
UA foi palco da entrega dos Prémios Ciências do Desporto COP | Repsol 2024/25
10/10/2025
GNR de Aveiro continua a sua missão de proteger os idosos e vulneráveis
9/10/2025
"Outubro Rosa" chega às ruas da cidade no próximo sábado
9/10/2025
Linha da UA de apoio telefónico noturno a estudantes procura novos voluntários
8/10/2025
Safra do Sal de Aveiro avança para Património Cultural Imaterial de Portugal
8/10/2025
VAMOS VOTAR, CONHECEMOS CADA ROSTO
7/10/2025
Mercado Manuel Firmino recebe promoção da saúde mental e do bem-estar
7/10/2025