Com o foco no “crescimento dos jogadores”, a equipa B do SC Beira-Mar prepara a estreia na 1.ª Divisão Distrital de futebol com otimismo e muita ambição. Paulo Matos, o novo timoneiro dos 'aurinegros', lembra que “a evolução vem do desafio”, e aquele que a jovem equipa aveirense irá enfrentar na temporada 2024/2025 será muito exigente, numa competição vista pelo seu treinador como uma “mini SABSEG”.
Campeã da última edição da 2.ª Divisão Distrital, a equipa B beiramarense mantém na “preparação dos atletas para um patamar acima” uma das bases do projeto. “Queremos prepará-los da melhor maneira para esse desafio”, vinca Paulo Matos, que avisa que só trabalhando “no limite” os jovens 'aurinegros' poderão vir a 'dar o salto'.
“Temos de tratar esta 1.ª Divisão como se fosse (uma prova) profissional”, nota o técnico, que a define como “uma competição muito complicada, sobretudo com a queda de algumas equipas do Campeonato SABSEG”, o que a tornou “ainda mais difícil”. “Vamos lidar com equipas com muito mais experiência do que a nossa, mas isso não vai ser desculpa para não lutarmos e encararmos, olhos nos olhos, os adversários. Vemos isso com otimismo. É um desafio sempre estimulante, que nos obriga a querermos ser melhores”, completa.
Paulo Matos tem procurado enraizar, nos seus atletas, a ideia de que “as coisas não são dadas, tem de se trabalhar para ganhar”, sublinhando que “tudo o que está para trás não conta, é a atitude, no dia a dia, que vai definir o que somos e o que queremos”.
Um discurso pedagógico que encaixa na perfeição num projeto que pretende preparar jovens talentos para outros voos no futebol. “Trabalhamos para que não haja tanta diferença para um patamar acima e que o futuro deles passe pelo futebol sénior, seja na equipa A (do SC Beira-Mar) ou num patamar ainda mais acima”, explica o técnico.
Esta temporada, o projeto delineado pelo clube da cidade de Aveiro aposta numa “proximidade muito grande entre as equipas Sub-17, Sub-18, Sub-19, equipa B e A”, o que “será importante para o desenvolvimento dos jogadores”, acredita Paulo Matos.
Plantel do SC Beira-Mar B
Guarda-redes: Pedro Neves e João Hatab;
Defesas: Simão Graça, Lobo, Ruben, Paulo Gomes, Bernardo Carvalho, Manuel Coelho e Tiago Neto;
Médios: Leandro, Rodrigo Reis e Peleja;
Avançados: Pedrinho, Tomás Teixeira, Fábio Xavier, Diogo Melo e João Vítor.