A comissão COTER do Comité das Regiões realizou, no dia 26 de junho, em Brest, uma reunião ordinária, e esta sexta-feira, dia 27, uma conferência sobre acessibilidade e sustentabilidade da mobilidade na União Europeia.
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro foi orador num painel da conferência em representação do PPE / Partido Popular Europeu, referenciando a sua intervenção nas seguintes ideias principais, que aqui se apresentam de forma sumária:
“A sustentabilidade tem três importantes pilares: ambiental, económico e social, e a abordagem aos sistemas de transportes públicos de passageiros na União Europeia tem de dar uma especial atenção às dimensões económica e social, cuidando sempre da preservação dos valores ambientais;
Há uma discrepância preocupante e um desequilíbrio crescente na gestão dos sistemas de transportes públicos, entre as Áreas Rurais, com menor densidade populacional, e as Áreas Urbanas, com elevados níveis de densidade populacional;
Além disso, os sistemas de financiamento público dos transportes públicos, são complexos e utilizam recursos financeiros de montante muito relevante, com a participação das Autoridades Locais, Regionais e Nacionais;
ATENÇÃO ao novo e crescente desequilíbrio em desenvolvimento a este nível entre as Áreas Rurais (de baixa densidade populacional) e as Áreas Urbanas (de alta densidade populacional), com as seguintes características:
a) Áreas Urbanas:
i) elevado nível de investimento público e privado;
ii) elevado nível de oferta e de disponibilização de serviço;
iii) preços baixos, sendo crescente o número de Cidades, Municípios e Regiões, a implementar sistemas de transporte público gratuito, nomeadamente as de maior dimensão e com maior capacidade financeira;
b) Áreas Rurais:
iv) baixo nível de investimento público e privado;
v) baixo nível de oferta e de disponibilização de serviço;
vi) preços mais altos, sendo que as Autoridades Locais e Regionais têm muito menos capacidade para financiar os sistemas de transporte público, pela sua menor e baixa capacidade financeira.
a) Elevar o nível de financiamento público per capita nas Áreas de menor densidade populacional, com participação extraordinária de fontes de financiamento Nacional;
b) Utilização do transporte individual nas Áreas de menor densidade como um elemento do sistema de mobilidade, com financiamento público, com diminuição dos impostos sobre a eletricidade e os combustíveis fósseis;
Fonte/Foto: CM Aveiro