Trata-se de uma intervenção orçada em 445 mil euros, da responsabilidade do Banco Montepio Geral, prevista no Memorando de Entendimento entre o banco e a autarquia e que antecede a passagem do pavilhão para a posse da Câmara de Aveiro.
Essa propriedade, recorde-se, resulta da permuta pela entrega de um Lote do Plano de Pormenor do Centro, com a área total de 894 m2, situado na Rua José Afonso, em Aveiro, avaliado, à altura, no valor de 1.093.400€.
No mesmo acordo ficou decidido, que é da responsabilidade da entidade bancária proceder às necessárias obras de requalificação, agora em execução, para licenciamento do edifício, antes da receção do edifício pela CMA.
A autarquia complementará essas obras com outras de qualificação do edifício em termos estéticos e funcionais.
O local mereceu visita de autarcas da Câmara e da Junta no roteiro das freguesias.
Ribau Esteves e Henrique Vieira apresentaram uma nova versão do projeto que visa requalificar toda a zona envolvente ao Pavilhão Desportivo de São Bernardo, com a recuperação de zonas pedonais, a reorganização do estacionamento e das áreas dedicadas ao lazer e à recriação nos espaços verdes.
O projeto de reformulação da zona do Parque de São Bernardo e da Alameda Padre José Félix de Almeida, a ser construída entre a Igreja Paroquial e as traseiras da sede da Junta de Freguesia, também conhece avanços.