A próxima edição da 3.ª Divisão Nacional feminina de futebol vai contar com quatro novas equipas de Aveiro, alargando para onze o número de representantes da AFA na competição. Um crescimento em linha com a evolução da modalidade no distrito, que viu o número de praticantes subir 22,19% em apenas um ano.
O lote de clubes aveirenses que disputam os campeonatos nacionais femininos de futebol não pára de aumentar. Em 2024/2025, a ACRD Oliveirense FC, o CD Paços de Brandão e o RD Águeda decidiram participar na 3.ª Divisão Nacional, juntando-se a CJ Salesianos de Arouca, CD Feirense, AC Cucujães, JuveForce, NEGE, SM Murtoense e Lusitânia de Lourosa FC. Para além destes, o Clube de Albergaria, cuja equipa principal disputa a Liga BPI, optou por inscrever uma equipa B no terceiro escalão nacional.
Esta evolução confirma a procura crescente de atletas pelo futebol feminino. Na AFA, foram inscritas 1140 jogadores na última época, mais 207 do que em 2022/2023. O aumento de inscrições sente-se, sobretudo, nos escalões mais jovens e terá, naturalmente, reflexos, a médio-prazo, no número de praticantes no escalão sénior, o único item estatístico que não registou uma variação positiva na última temporada, em Aveiro.
Juntando o futsal, o futebol de praia e o Walking Football a esta equação, registou-se um aumento de 12,24% no número de atletas inscritas na AFA, que passou de 1373, em 2022/2023, para 1541, na temporada de 2023/2024.
Esse crescimento tem-se traduzido, também, em resultados importantes, como a manutenção do Clube de Albergaria na cada vez mais exigente Liga BPI, a vitória do JuveForce na Taça Nacional Promoção, competição referente à 3.ª Divisão de futebol, ou a presença do Novasemente GD na final da Taça da Liga de futsal, entre outros.
De referir ainda que a próxima edição da Taça Distrito de Aveiro feminina de futebol tem o seu início agendado para o dia 14 de setembro. A primeira eliminatória da prova conta, apenas, com equipas que competem no terceiro escalão nacional.