O ICOM – International Council of Museums deliberou aceitar a candidatura da Câmara Municipal de Aveiro, como seu Membro Institucional, enquanto entidade responsável pelos Museus de Aveiro.
O ICOM é uma organização internacional sem fins lucrativos, fundada em 1946, que representa mais de 50.000 membros em 138 países, entre museus e profissionais do setor. A adesão institucional da CMA reforça o reconhecimento nacional e internacional dos Museus de Aveiro, valorizando o trabalho desenvolvido, qualificando os seus equipamentos e equipas técnicas, e contribuindo para a credibilização dos projetos museológicos em curso.
Este reconhecimento ganha particular relevância no atual contexto de expansão da rede museológica municipal, que inclui a criação do novo Museu de Arte Cerâmica Contemporânea, do Museu da Terra e do futuro complexo de reservas visitáveis dos Museus de Aveiro na Casa de Memória.
A integração no ICOM permite o acesso a formação especializada, partilha de boas práticas, redes internacionais de salvaguarda e valorização do património, e ao contacto com a mais recente investigação internacional na área da museologia.
O Município de Aveiro passa assim a integrar três comités internacionais do ICOM, em linha com o perfil e as coleções dos seus museus:
CAMOC – Comité Internacional para as Coleções e Atividades dos Museus de Cidade;
ICFA – Comité Internacional para os Museus e Coleções de Arte;
CECA – Comité Internacional para a Educação e Ação Cultural.
A CMA reforça, com esta adesão, o seu compromisso com a valorização cultural e patrimonial do Município, num posicionamento estratégico de excelência e internacionalização dos Museus de Aveiro.
Fonte/Foto: CM Aveiro