João Borges, investigador auxiliar do CICECO -Instituto de Materiais de Aveiro, laboratório associado da Universidade de Aveiro (UA), e do Departamento de Química da Universidade de Aveiro (UA), foi recentemente eleito Fellow da Young Academy of Europe (YAE) para o período entre 2024 e 2031.
Fundada em 2012, a YAE integra um grupo dinâmico e auto-organizado de cientistas e académicos Europeus, em início e meio da carreira, reconhecidos internacionalmente nas mais-variadas áreas do saber, com conhecimento e opiniões fundamentadas sobre políticas científicas e contributo da ciência para o apoio à decisão, definição e implementação das políticas públicas. A YAE visa dar voz e envolver ativamente os jovens cientistas europeus no aconselhamento científico aos decisores políticos, influenciar as políticas científicas e as políticas públicas baseadas em evidências científicas e contribuir para o desenvolvimento da agenda científica europeia para as próximas décadas.
Os principais objetivos da YAE são:
• Aconselhar e assegurar feedback em políticas científicas na Europa de forma a moldar as políticas públicas europeias para benefício da próxima geração de cientistas e académicos europeus.
• Assegurar o envolvimento de jovens cientistas de excelência no desenvolvimento da agência científica europeia e na definição da estratégia futura de investigação europeia, nomeadamente no que respeita os Planos de Longo Prazo e os Roteiros do Fundo Social Europeu.
• Promover políticas públicas baseadas em evidências científicas em todos os países europeus.
• Apoiar e empoderar jovens cientistas na Europa no seu desenvolvimento e na reflexão estratégica sobre o futuro da sua área/domínio de investigação.
• Criar uma rede de jovens cientistas de topo em diversas disciplinas na Europa com o intuito de fomentar o networking, a cooperação e colaboração científica interdisciplinar, e a transferência de conhecimento entre jovens investigadores de excelência na Europa e além-fronteiras.
A YAE reúne cerca de 170 membros ativos e uma comunidade crescente com mais de 170 alumni provenientes de toda a Europa. Os jovens cientistas são selecionados por um Comité de Seleção e pela Direção da YAE em virtude da excelência científica no respetivo domínio de investigação com reconhecimento internacional, liderança, comprometimento para com a promoção de políticas europeias baseadas em evidências científicas e compromisso demonstrado para com a sociedade.
O investigador João Borges já havia sido eleito membro da Global Young Academy e do Seminário de Jovens Cientistas/Academia Jovem Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa em 2024.
Fonte/Foto: Universidade de Aveiro