O Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática de Aveiro (IEETA) da Universidade de Aveiro (UA) criou e testou soluções para o envelhecimento saudável em casa, nomeadamente um ginásio virtual e uma solução de monitorização de atividade física baseada em radares. Esta iniciativa evidenciou o potencial de casas com conectividade 5G e de sensores/dispositivos instalados no ambiente doméstico para apoiar e motivar idosos a serem mais ativos, permitindo-lhes permanecer nas suas próprias casas.
O projeto, intitulado IMAGINE-B5G “Casa Conectada para Envelhecimento Saudável” e que durou nove meses, teve como objetivo criar um ambiente conectado de última geração para uma casa inteligente, transformando-a numa testbed para a idealização, prototipagem e avaliação de soluções de saúde de próxima geração, particularmente aquelas com elevada exigência em termos de largura de banda/velocidade de transmissão, computação externa e/ou tratamento seguro de grandes volumes de dados pessoais sensíveis e relacionados com a saúde.
O IEETA instalou e demonstrou um ginásio virtual e uma solução de monitorização baseada em radar, utilizando a infraestrutura do Instituto de Telecomunicações de Aveiro (IT-Aveiro) para testar o seu desempenho em termos de rede e processamento remoto. A utilidade e usabilidade das soluções também foram avaliadas através de testes com um grupo selecionado de utilizadores.
O projeto alcançou os seguintes resultados: foi desenvolvida uma Prova de Conceito (protótipos funcionais do ginásio virtual e da solução de monitorização baseada em radar); demonstrações públicas (as soluções foram demonstradas com sucesso nas instalações do IT-Aveiro); avaliação com utilizadores (os utilizadores responderam positivamente em relação à intuitividade, fluidez e qualidade de rastreio do ginásio virtual e destacaram a pouca intrusividade, a preservação da privacidade e o valor prático da solução de monitorização baseada em radar); e a instalação em ambiente real (ambas as soluções foram instaladas e demonstradas com sucesso num ambiente doméstico real).
O projeto contribuiu significativamente para avanços em I&D quanto a soluções de saúde para ambientes domésticos, facilitadas por conectividade 5G, dirigidas a adultos com mais idade.
Este trabalho tem potencial para gerar um impacto social positivo, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de "Saúde de Qualidade" e "Cidades e Comunidades Sustentáveis". Os resultados obtidos demonstram o potencial das soluções para investigação futura e reforçam a posição da Europa no ecossistema B5G.
Este projeto insere-se na Open Call 2 do IMAGINE-B5G, um, projeto da iniciativa Horizon Europe/SNS JU que disponibiliza uma plataforma 5G/B5G end-to-end avançada, permitindo ensaios e pilotos em larga escala em toda a Europa. O projeto reúne instalações experimentais na Noruega, Espanha, Portugal e França, oferecendo a PMEs, start-ups, academia e indústria acesso para testar aplicações verticais inovadoras e extensões de plataforma. A “Casa Conectada para Envelhecimento Saudável” foi um dos 15 projetos selecionados na Open Call 2.
O IEETA planeia continuar esta trajetória de investigação, evoluindo as soluções desenvolvidas e implementando novas soluções adicionais para casas inteligentes, baseadas em conectividade 5G, em colaboração com o IT-Aveiro e potenciais parceiros de outros projetos IMAGINE-B5G.
Fonte/Foto: UA