Em
Terras de Aveiro

2025/12/12

Hugo Simões conquista 5.ª edição das Residências Artísticas STEAM

Concelho

O artista e músico Hugo Simões é o vencedor da 5.ª edição das Residências Artísticas STEAM, iniciativa promovida pelo Aveiro Tech City com o objetivo de aproximar o setor criativo e cultural da estratégia de Educação STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts & Mathematics) desenvolvida pela Câmara Municipal de Aveiro nas escolas do Município.

O projeto vencedor, intitulado “STEAM Opera Lab”, propõe a cocriação de um concerto-ópera original envolvendo alunos e docentes, promovendo simultaneamente o diálogo cultural e o desenvolvimento de competências STEAM. A iniciativa será implementada na Escola Básica 2,3 de Cacia, sede do Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe, que volta a associar-se a um projeto artístico de dimensão europeia. Com o Mar como tema central, os alunos serão responsáveis pelo desenvolvimento do storyboard e do libreto, seguindo-se os ensaios e uma apresentação pública no final do ano letivo.

O processo inclui atividades de educação STEAM relacionadas com criação de conteúdos e exploração musical, sempre assentes na metodologia aprender fazendo, incentivando a investigação, a experimentação e a aplicação prática do conhecimento.

Esta iniciativa reforça o compromisso da Câmara Municipal de Aveiro com a promoção da Educação STEAM, a inovação pedagógica e a valorização de experiências educativas enriquecedoras para toda a comunidade escolar.

 

 

Sobre o artista: Hugo Simões

Nascido em 1975, Hugo Simões iniciou os estudos musicais aos 10 anos no Orfeão de Leiria. É licenciado em Música (Guitarra) e pós-graduado em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro. Com uma carreira de mais de 25 anos como guitarrista e professor, apresentou-se a solo e em diversos agrupamentos em Portugal e no estrangeiro, incluindo colaborações com a Orquestra Clássica do Centro e a Orquestra das Beiras, além de participações em festivais em França, Espanha, Itália e México.

No âmbito pedagógico, lecionou em várias instituições e foi diretor do Conservatório de Música de S. José da Guarda. Os seus alunos já conquistaram mais de 35 prémios e prosseguiram estudos em prestigiadas escolas europeias. Atualmente, é professor de guitarra e coordenador Erasmus na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro e no Curso de Música Silva Monteiro, no Porto.

 

Fonte/Foto: CM Aveiro

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Cortes de trânsito na cidade devido à subida da maré
2/02/2026
Teatro Aveirense recebe espetáculo “A escola como lugar de revolta”
2/02/2026
Município de Aveiro renova protocolos de ação social com 13 IPSS
30/01/2026
Polícia Judiciária faz detenção por pornografia de menores
30/01/2026
Voto antecipado em mobilidade na Escola Secundária José Estevão
29/01/2026
Atleta do SC Beira-Mar Bilhar vence 2ª Prova Predator Pool Stars
29/01/2026
Rua do Barreiro encerrada ao trânsito esta quinta-feira
28/01/2026
Posto de atendimento do SC Beira-Mar com sede provisória na Rua de Sá
28/01/2026