Em
Terras de Aveiro

2025/05/30

Festival dos Canais regressa a Aveiro de 16 a 20 de julho

Concelho

Concerto de Dino D’Santiago e espetáculos de Rui Queiroz de Matos e da companhia holandesa Panama Pictures entre as primeiras revelações; Pop-up do Chefs on Fire integra novamente a programação
Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), o Festival dos Canais está de regresso para mais cinco dias de arte e cultura, realizando-se entre os dias 16 e 20 de julho. O evento celebra este ano a sua décima edição e voltará a encher Aveiro de música, teatro, dança, novo circo, instalações artísticas, atividades para crianças e outras propostas que prometem transformar o quotidiano da cidade, sempre com entrada gratuita.
Entre os destaques desta edição, conte-se novamente com espetáculos sobre a água, entre os quais o marcante The Weight of Water, da companhia Panama Pictures, dos Países Baixos, que junta dança, circo e música ao vivo para promover uma reflexão sobre os tempos atuais e a relação com o meio ambiente. Uma parábola sobre o aquecimento global com seis intérpretes e uma plataforma flutuante para ver no Canal Central, junto às comportas, nos dias 19 e 20 de julho.
Na música, o primeiro nome revelado é o de Dino D’Santiago, figura central da música portuguesa, que tem trabalhado a tradição cabo-verdiana com a marca contemporâneo da eletrónica global. Uma atuação marcada para o arranque do evento, no dia 16 de julho, no palco maior do Festival dos Canais, instalado no Cais da Fonte Nova.
No campo das estreias, o espetáculo verde/claro, de Rui Queiroz de Matos, é o primeiro exemplo, sendo também uma encomenda do Festival dos Canais. Trata-se de uma criação com marionetas que celebra a natureza na sua escala mais íntima e questiona os espetadores sobre como seria a vida se os seres humanos tivessem apenas uns milímetros de altura. Para ver todos os dias do Festival, com quatro apresentações diárias.
O Festival dos Canais voltará a contar com a participação da comunidade em algumas das suas atividades, sendo disso exemplo a Fanfarra dos Canais, um dos ex-libris do evento, formação musical itinerante que todos os anos conta com elementos recrutados através de uma open-call. Este ano não será exceção, estando para breve a abertura de inscrições.
As crianças e as famílias voltarão a ser brindadas com diversas propostas, tendo para isso o espaço Jardim das Brincadeiras, um recinto acolhedor e divertido, na Baixa de Santo António, com espetáculos e atividades inventivas.
Como tem acontecido nos últimos anos, o Festival dos Canais irá contar com um pop-up do Chefs On Fire, evento gastronómico que convida chefs de renome a cozinhar em fogo lento, celebrando as origens da cozinha. Quatro chefs irão apresentar as suas criações, entre 18 e 20 de julho, ao almoço e ao jantar, em momentos que irão incluir concertos de vários músicos reconhecidos. Reservas já disponíveis através de chefsonfire.com.


Fonte/Foto: CM Aveiro
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Arguido por omissão de auxílio e homicídio por negligência em acidente de viação
11/07/2025
Festival aéreo Garden of Angels em destaque no Festival dos Canais
10/07/2025
Biblioteca Municipal no ATLAS comemora cinco anos de sucesso
10/07/2025
Três atletas da AF Aveiro convocados para a Seleção Nacional Sub-16
9/07/2025
Regata de Moliceiros foi o ex-libris do Dia do Salgado Aveirense
9/07/2025
OS JOVENS EUROPEUS, A DEMOCRACIA E A EU
8/07/2025
Dino D'Santiago sobe ao palco do Cais da Fonte Nova a 16 de julho
8/07/2025
Rossio com écran gigante para assistir às meias finais do Mundial de Clubes FIFA
8/07/2025