Em
Terras de Aveiro

2025/05/29

Festa Arte Nova decorre de 7 a 10 de junho com uma programação cultural intensa

Concelho

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) promove, entre os dias 7 e 10 de junho, a Festa Arte Nova, com um programa diversificado que assinala o Dia Mundial da Arte Nova, celebrado a 10 de junho, em paralelo com o Dia de Portugal.
Integrada na rede europeia Réseau Art Nouveau Network, da qual Aveiro faz parte, esta celebração visa promover o espírito e as manifestações do movimento Arte Nova em todas as suas expressões. A programação insere-se no projeto Nova Arte Nova, com epicentro no Museu Arte Nova, e propõe atividades que destacam a presença deste estilo arquitetónico e decorativo na cidade.
 
Espetáculos e Performances
O programa abre no dia 7 de junho (sábado-feira) com o espetáculo de rua “Pennyfly”, pela Companhia Marimbondo, às 11h00 e 16h00. Um imponente veículo e uma dupla inspirada nos anos 20 animarão o roteiro Arte Nova com música, sapateado e números de equilíbrio.
Ainda no dia 7, pelas 21h30, o Pátio do Museu Arte Nova acolhe a performance “Jazz Me”, por The Jazz Shakers. O espetáculo recria a energia dos loucos anos 20, com uma troupe de bailarinos em trajes vintage que dançam ao som da Belle Époque.
No domingo, 8 de junho, às 16h00, o grupo Dixie Gang apresenta um concerto temático no Pátio do Museu Arte Nova, inspirado nos cruzeiros fluviais do Mississípi, evocando o ambiente musical do início do século XX.
 No dia 9 de junho, segunda-feira, pelas 21h30 no Museu Arte Nova, terá lugar o Recital de Piano por Inês Filipe "Reflexos Sonoros em tons de Cor". 
Neste recital, o piano torna-se tela, matéria e gesto. Reflexos Sonoros em Tons de Cor propõe uma viagem por paisagens sonoras profundamente expressivas, onde os timbres do instrumento são explorados nas suas possibilidades mais íntimas e extremas. 

Cinema e Documentários
A segunda-feira, 9 de junho, será dedicada à imagem e ao cinema. Pelas 18h00, serão exibidos dois documentários no Museu Arte Nova:
“A Arte Nova em Aveiro”
Um documentário de Alexandre Humbert sobre o projeto europeu Arte Nova. Nova EUtopia, que acompanhou artistas em residência, incluindo em Aveiro, numa reflexão contemporânea sobre a influência da Arte Nova nas artes e arquitetura atuais.
Segue-se, às 19h00, a sessão “Da Sombra para a Cor. O Nascimento do Cinema”, com exibição de filmes que retratam o espírito da Belle Époque. Às 21h30, o museu recebe o Recital de Piano “Reflexos Sonoros em Tons de Cor”, por Inês Filipe, que propõe uma viagem sonora por paisagens emotivas, explorando as múltiplas tonalidades expressivas do piano.
Visitas Guiadas e Ateliers
Durante os quatro dias da Festa, serão promovidas diariamente duas atividades fixas:
Visita guiada “As Cores da Arte Nova” – às 10h00, com ponto de partida no Museu Arte Nova. Uma visita dialogada pelos edifícios emblemáticos do movimento em Aveiro, com enfoque especial nas cores utilizadas.
Atelier “Brincar com a Cor – Apanhador de Sonhos” – às 15h00, também no Museu Arte Nova. A atividade tem limite de 20 participantes por ordem de chegada.

 

Fonte/Foto: CM Aveiro

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Arguido por omissão de auxílio e homicídio por negligência em acidente de viação
11/07/2025
Festival aéreo Garden of Angels em destaque no Festival dos Canais
10/07/2025
Biblioteca Municipal no ATLAS comemora cinco anos de sucesso
10/07/2025
Três atletas da AF Aveiro convocados para a Seleção Nacional Sub-16
9/07/2025
Regata de Moliceiros foi o ex-libris do Dia do Salgado Aveirense
9/07/2025
OS JOVENS EUROPEUS, A DEMOCRACIA E A EU
8/07/2025
Dino D'Santiago sobe ao palco do Cais da Fonte Nova a 16 de julho
8/07/2025
Rossio com écran gigante para assistir às meias finais do Mundial de Clubes FIFA
8/07/2025