Em
Terras de Aveiro

2024/07/05

Festa da Botadela e Dia Aberto do Salgado Aveirense está de regresso

Concelho

Este sábado, dia 6 de julho, terá lugar a tradicional Festa da Botadela, que irá decorrer entre as 10h00 e as 19h00 no Ecomuseu Marinha da Troncalhada.

Neste dia de festa, somam-se à Marinha da Troncalhada, atividades na Marinhas Grã-Caravela, Marinha Passagem, Marinha Senitra, Marinha Pajota e Marinha da Noeirinha, que terão disponíveis um circuito de visitação e experiências.

De pura raiz aveirense, o dia da Botadela é um dia de festa que define o começo da recolha de sal, que se irá prolongar pelo verão. É uma Festa que ancestralmente traduz a profunda alegria do marnoto em “botar” a sua marinha a sal, depois de vários meses a preparar a marinha, limpando os lodos e as lamas acumuladas durante o inverno, reparando os muros e fazendo a cura dos solos.

Pelas 12h30, hora do tradicional Jantar da Botadela, toda a comunidade é convidada a participar, em formato piquenique familiar, trazendo cada um a sua manta e o seu farnel à base de produtos típicos da Região de Aveiro - pataniscas, bolos de bacalhau, enguias fitas, petingas fritas, carapau frito, broa, vinho - para convívio e partilha na Marinha.

Às 15h00, no Museu da Cidade, está prevista a inauguração da exposição “As (11) Vidas da Ria”, uma exposição polinucleada desenvolvida em colaboração com os Municípios que integram a CIM Região de Aveiro (Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos), um elogio às gentes que fizeram e que habitam o nosso território. O núcleo de Aveiro versa sobre o marnoto e a salineira.

Pelas 15h30, no Rossio e Canal Central, será inaugurada a Exposição “A Sulcar a Ria: Embarcações da Ria de Aveiro” que dá a conhecer as embarcações típicas da Ria de Aveiro. Esta mostra, que contou com a curadoria do Museu Marítimo de Ílhavo e do Estaleiro-Museu Monte Branco, presente até 01 de setembro, conta com a colaboração dos Municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Ovar, Sever do Vouga e Vagos, que trarão a Aveiro embarcações que navegavam e navegam nas águas da Ria e do Rio Vouga, nomeadamente o Barco de Mar / Xávega, Chata, Patacha ou Rasca, Bateira Erveira de Canelas, Moliceiro, Mercantel, Bateira Caçadeira, Bateira Labrega, Bateira Moliceira, Bateira Chinchorra.

Um dos momentos altos deste dia é a chegada da Grande Regata de Moliceiros da Ria de Aveiro, prevista para as 16h00, no Cais do Sal, e que é realizada no âmbito do Ria de Aveiro Weekend.

O programa da Festa da Botadela / Dia Aberto do Salgado Aveirense termina com o concerto “Poesia do sal”, de João Vieira, no CMIA (Centro Municipal de Interpretação Ambiental).

 

De pura raiz aveirense, o dia da Botadela é um dia de festa, em toda e qualquer marinha do salgado da ria de Aveiro. A tradição e a história local mostram que a Botadela é uma ocasião para reunir a comunidade marnoteira e festejar com a família e os amigos este momento especial que define o começo da recolha de sal, que se irá prolongar pelo verão.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Polícia Judiciária detém suspeito de usurpação de identidade
2/04/2025
Freguesias de Nossa Senhora de Fátima e Nariz arrancam com construção da nova Unidade de Saúde
2/04/2025
MAIS DOLARES OU MAIS EUROS?
1/04/2025
Investigador do CICECO/UA eleito Fellow da Young Academy of Europe
1/04/2025
Aveiro recebe projeto dedicado às Pequenas Médias Empresas
1/04/2025
Festa do Futebol e Futsal Feminino estão de regresso à Aldeia do Futebol
31/03/2025
Município apoia mais uma família carenciada no valor de 870 euros
31/03/2025
EscutAMA regressa a São Jacinto de 4 a 6 de abril
28/03/2025