Em
Terras de Aveiro

2025/02/12

Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com 782 obras a concurso

Concelho


A iniciativa, que decorre entre outubro de 2025 e janeiro de 2026, recebeu 75 candidaturas de criadores portugueses. As obras finalistas serão anunciadas no final do primeiro semestre deste ano
A 17.ª edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro recebeu 488 candidaturas de artistas de 62 nacionalidades. As 782 obras submetidas a concurso serão avaliadas por um júri e as peças finalistas serão selecionadas até ao final de maio de 2025.
“A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) tem trabalho de perto com artistas, instituições e publicações de referência no contexto da cerâmica artística contemporânea para tornar a Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro uma referência em todo o mundo. Um investimento que resultou, nos últimos anos, num significativo acréscimo da qualidade das obras apresentadas a concurso, com diferentes e inovadoras abordagens”, afirma o Presidente da CMA, José Ribau Esteves.
A iniciativa irá decorrer entre 18 de outubro de 2025 e 18 de janeiro de 2026, em diferentes espaços da Cidade de Aveiro, com epicentro no Museu de Aveiro / Santa Joana. As candidaturas tiveram lugar digitalmente, através do website da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, entre 1 de outubro e 30 de novembro de 2024. Cada artista, ou coletivo, pôde candidatar até duas obras.
Contabilizaram-se 75 candidaturas de criadores nacionais, destacando-se também a participação de artistas da China, Brasil, Espanha, Itália, Estados Unidos, Rússia e França.
O júri que está avaliar as peças é presidido por Wan Liya, em representação da Academia Internacional de Cerâmica, e composto por Nele van Wieringen, do Keramikmuseum Westerwald, membro da Rota Europeia da Cerâmica; Patrice Jarque, em representação do Agrupamento Territorial Europeu de Cidades e Vilas de Cerâmica e das Cidades e Vilas de Cerâmica de França; Alda Tomás, da Manufatura Vista Alegre; e Rui Silva, em representação da Universidade de Aveiro, através do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica.
Uma referência internacional neste setor cultural e artístico desde 1989, a Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro visa contribuir para a produção de cerâmica artística contemporânea, através do estímulo à experimentação e à criatividade. A iniciativa constituiu-se como um polo dinamizador de novas tendências da cerâmica e tem contribuído para uma formação didática e para o desenvolvimento de caráter cultural.
Centro de diálogo e partilha, a bienal age como disseminadora de correntes e conceitos, abrindo caminhos no campo da cerâmica artística contemporânea, atuando no âmbito da renovação estética e, igualmente, dando a conhecer novos materiais e técnicas.

Fonte/Foto: CM Aveiro 
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Alerta para o agravamento significativo do estado do tempo
26/01/2026
Município apoia Clubes Desportivos em mais de 1 milhão de euros
26/01/2026
Município promove Aconselhamento Educacional de 'Bullying’
23/01/2026
Prisão preventiva para suspeito de 12 furtos em residência
23/01/2026
Aveiro prepara-se para viver um Carnaval diferente a 14 de fevereiro
22/01/2026
Luís Souto Miranda presente no aniversário da NAFDA
22/01/2026
Seniores do Beira-Mar jogam esta quarta-feira frente ao GD Gafanha
21/01/2026
Orçamento para 2026 assume uma gestão responsável e transparente
21/01/2026