O Executivo Municipal deliberou aprovar, na sua Reunião de 20 de março (quinta-feira), as normas de participação para a 23.ª edição do Concurso Aveiro Jovem Criador 2026, que a partir de agora se realiza em regime Bienal. O prazo para apresentação de candidaturas abriu esta sexta-feira, 21 de março e prolonga-se por três meses, até 20 de junho.
O concurso Aveiro Jovem Criador conheceu a sua primeira edição em 2000, fazendo, no presente ano, 25 anos, pelo que a Câmara Municipal de Aveiro decidiu abrir esta primeira edição bienal do concurso pela primeira vez, à participação de artistas internacionais, residentes em Portugal ou no estrangeiro, dando seguimento ao posicionamento de Aveiro no panorama mundial, no que respeita à Criação Artística Contemporânea.
As sete áreas a concurso serão Artes Digitais, Audiovisual, Escrita, Fotografia, Ilustração, Música e Pintura e serão divididas em duas faixas etárias (12-17 anos e 18-35 anos), bem como os mais 65 anos.
As obras selecionadas ficarão em exposição, entre 21 de março a 3 de maio de 2026, em vários espaços municipais, tais como, Museu de Aveiro/Santa Joana, Museu da Cidade, a Galeria do edifício da Antiga Capitania, o ATLAS Aveiro e a ESTAÇÃO.
Fonte/Foto: CM Aveiro