Em
Terras de Aveiro

2024/12/18

Aveiro fecha com chave de ouro a sua jornada como Capital Portuguesa da Cultura

Concelho

Na reta final de 2024, Aveiro fecha com chave de ouro a sua jornada como Capital Portuguesa da Cultura, reafirmando o seu compromisso em continuar a fazer da cultura um motor de desenvolvimento e coesão territorial. Recital de piano e parada artística, pelas ruas da cidade, serão momentos memoráveis.
 
No dia 29 de dezembro, a partir das 16h30, terá início a cerimónia especial do desfecho de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura. A Câmara Municipal de Aveiro e o presidente José Ribau Esteves convidam toda a comunidade aveirense a aderir a esta cerimónia, que inclui dois momentos de destaque: um recital de música clássica e um espetáculo multidisciplinar ao ar livre, ambos com entrada livre.
“Estamos na última etapa de um ano memorável que tanto tem trazido a Aveiro e à Cultura Portuguesa. Trata-se de uma questão meramente simbólica, já que a aposta na cultura se manterá como estratégica na gestão da CMA e dos seus parceiros, querendo marcar de forma especial esse momento. Este é o momento alto da nossa programação para fazer essa transição e entrarmos de forma única em 2025”, explicou o Presidente Ribau Esteves.
Às 16h30, a pianista Marta Menezes subirá ao palco da Sala Principal do Teatro Aveirense para um recital emocionante intitulado Um Piano Português. O espetáculo explora o legado musical português, com obras de compositores como José Vianna da Motta, Alfredo Napoleão e Luiz Costa. Este momento intimista dá a conhecer a riqueza da música clássica nacional e evidencia o compromisso de Aveiro em preservar e divulgar o património cultural.
Ao final do dia, às 18h00, as ruas de Aveiro transformar-se-ão num palco a céu aberto com o espetáculo Cenários Infinitos, uma criação da aclamada companhia alemã Theater Titanick com a comunidade local. Este espetáculo multidisciplinar – uma parada artística concebida para Aveiro 2024 por uma companhia reconhecida pela sua maquinaria cénica de grande escala e narrativas envolventes – convidará a uma reflexão sobre a capacidade humana de imaginar e criar, marcando o final do ano como um ponto de partida para novos horizontes.
A cerimónia final de Aveiro 2024 – Capital da Cultura destaca assim o seu legado marcante. Uma celebração que assinala o término simbólico e uma passagem de testemunho para o futuro, reforçando a importância da cultura como elemento agregador para a comunidade local e para o panorama cultural nacional.
 

Fonte/Foto: CM Aveiro
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
EscutAMA regressa a São Jacinto de 4 a 6 de abril
28/03/2025
“Encontros de Aveiro” recebe a participação do escritor Raul Minh’Alma
28/03/2025
PSP Registo operacional do Comando Distrital de Aveiro
27/03/2025
Inscrições para Curso de Treinador UEFA B em Futsal terminam a 31 de março
27/03/2025
Aveiro Jovem Criador 2026 aberto a artistas de todo o mundo
26/03/2025
Monumento alusivo à UA instalado esta quarta-feira
26/03/2025
A DITADURA DAS PSEUDODEMOCRACIAS
25/03/2025
Seniores do Beira-Mar Basquetebol recebe Barcelos esta quarta-feira
25/03/2025