Celebrado na próxima segunda-feira, dia 6 de maio, o Dia Nacional do Azulejo é um evento que tem como objetivo reconhecer esta tradição e património nacional, projetando a sua importância, constituindo-se, igualmente, como uma ocasião de evocação da sua proteção e preservação.
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA), ao longo dos últimos anos, tem organizado diversas atividades dedicadas ao Património Azulejar Português, integrado também no desafio da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC) da qual Aveiro é membro fundador.
Integrado nas atividades do Dia Nacional do Azulejo e no programa das Comemorações do Feriado Municipal, a CMA preparou para o dia 6 de maio, um conjunto de ações:
Programa:
15h30
Partida do Museu da Cidade
Visita guiada À Descoberta do Azulejo de Aveiro
Em Aveiro a presença do azulejo confere um marco distintivo à paisagem e ao espaço urbano, que se traduz nas inúmeras fachadas azulejadas, muitas das quais com azulejo de padrão de produção local, em apontamentos e painéis presentes nas residências e estabelecimentos comerciais ou em exemplares de arte pública.
Esta visita contará com a presença de Ânia Abrantes e Fatinha Ramos, autoras de murais de arte pública na Cidade.
17h30
Pequeno Auditório do Centro de Congressos
Mesa redonda: "Azulejo e Arte Pública: os contributos de Aveiro."
Mesa redonda com as artistas Ânia Abrantes e Fatinha Ramos.
Desde que o azulejo deixou o espaço íntimo do interior dos edifícios, que a sua adaptação à cidade tem sido permanente.
Neste processo de evolução têm vindo a ser convidados novos intervenientes: designers, arquitetos, artistas plásticos, que lhe dão vida como Arte Pública.