A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril evocam o III Congresso da Oposição Democrática com exposição no largo do Mercado Manuel Firmino, junto ao antigo Cineteatro Avenida, local simbólico onde o encontro teve lugar há 52 anos. A exposição está patente em espaço público e pode ser visitada até ao dia 27 de abril.
Organizado entre 4 e 8 de abril de 1973, cerca de um ano antes da queda da ditadura, o III Congresso da Oposição Democrática teve como principal objetivo preparar um programa comum e listas unitárias para enfrentar, nas eleições para a Assembleia Nacional, a Ação Nacional Popular – nova designação da União Nacional, o partido único do regime fundado em 1932.
Realizado na sequência de dois anteriores congressos “republicanos” (Aveiro, 1957 e 1969), o encontro procurou congregar diferentes correntes ideológicas e políticas, de várias gerações e tendências, incluindo militares que, um ano depois, participariam na Revolução dos Cravos.
A exposição III Congresso da Oposição Democrática: 50 anos depois é uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, realizada em parceria com a CMA.
Fonte: CM Aveiro
Foto: Museu do Aljube