Em
Terras de Aveiro

2025/04/11

Autarquia investe mais de 200 milhões de euros em habitação, mobilidade e requalificação

Concelho

Nos últimos 12 anos, o Executivo Municipal fez uma aposta ambiciosa com mais de 400 intervenções, que potenciaram a qualidade de vida dos Munícipes e dinamizaram a economia local.
 
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) investiu, entre 2013 e 2025, mais de 200 milhões de euros no âmbito do plano de qualificação urbana. Foram mais 400 intervenções por todo o Município, integradas numa visão estratégica camarária que teve por base a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), aprovado em 2019 e que garantiu melhor qualidade de vida aos Aveirenses e maior flexibilidade, agilidade e participação pública no planeamento territorial. A informação foi apresentada, esta quinta-feira, pelo Presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves, no âmbito da participação do Município na edição de 2025 do SIL– Salão Imobiliário de Portugal.
"A reforma do Planeamento e o Desenvolvimento Urbano de Aveiro, que a Câmara tem vindo a levar a cabo desde 2013, é hoje um exemplo de inovação e coesão territorial. A reorganização estratégica do Município e o investimento na qualificação urbana – aliados aos pilares da Sustentabilidade Ambiental, da Inovação e da Educação – potenciaram a qualidade de vida dos munícipes e permitiram aumentar significativamente o dinamismo económico local, com condições mais atrativas e competitivas para os setores imobiliário, comercial e de serviços", afirma Ribau Esteves, destacando a importância da colaboração entre CMA, investidores e cidadãos.
No seguimento da revisão do PDM foram autorizadas mais de 1.100 operações urbanísticas, das quais 739 no centro urbano de Aveiro, incluindo 196 obras de construção nova e 162 reabilitações de edifícios existentes.
Entre 2013 e 2023, houve um aumento sustentado no número de alvarás de construção e licenciamento urbano – em particular no ano da revisão do PDM –, reforçando a posição do Município como polo regional de inovação urbana e de atratividade para o investimento nacional e estrangeiro.
Entre as várias obras realizadas pela Câmara de Aveiro destaca-se a intervenção na Avenida Dr. Lourenço Peixinho, uma obra que simbolizou uma nova fase no ordenamento e desenvolvimento territorial da Cidade. A avenida – que faz a ligação do centro urbano à estação ferroviária – foi alvo de uma intervenção profunda ao longo dos seus 1.100 metros, com impacto direto em 121 edifícios e respetivos estabelecimentos comerciais. Durante o processo, foram licenciados 89 pedidos de reabilitação urbana e atribuídas 21 isenções fiscais no âmbito da Operação de Reabilitação Urbana (ORU), refletindo uma dinâmica crescente no setor imobiliário e de serviços.
A intervenção valorizou o eixo central da Cidade como espaço de mobilidade sustentável e promoção de comércio e turismo. A par da modernização da infraestrutura urbana, o projeto incluiu também a substituição de infraestruturas obsoletas, ampliação de passeios, requalificação paisagística e uma nova abordagem à mobilidade suave.
“A requalificação da icónica Avenida Dr. Lourenço Peixinho foi um projeto-âncora, que serviu de catalisador da nova centralidade urbana de Aveiro, conjugando mobilidade, património e dinamização económica. É um exemplo da capacidade da CMA em transformar a Cidade e o Município de forma sustentável, participada e com impacto real na qualidade de vida dos Aveirenses”, considera o Presidente da Câmara.
 
Em paralelo, a Câmara Municipal de Aveiro tem vindo a executar um ambicioso Programa Municipal de Desenvolvimento Habitacional, com ações dirigidas à criação de soluções habitacionais diversificadas, acessíveis e socialmente inclusivas. Entre os projetos em curso destacam-se a construção de uma residência universitária por investimento privado – dando resposta à escassa oferta do mercado para habitação estudantil e fomentando a regulação do mercado de habitação no Município –; a construção de habitação a custos controlados, com reforço da oferta de arrendamento acessível; e a requalificação de habitações propriedade da CMA. Esta estratégia visa garantir o direito à habitação para todos os cidadãos, promovendo a coesão social e especialmente em meios urbanos.

 

Fonte/Foto: CM Aveiro
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Município apresenta Aveiro Parquexpo que sucede à extinta Aveiro Expo E.M., S.A
17/04/2025
Seleção Sub-13 da AF Aveiro enfrenta os bracarenses esta quinta-feira
17/04/2025
Homem em preventiva por tráfico de mais de mil doses de produto estupefaciente em Vagos
16/04/2025
Cerca de 500 crianças e jovens de Aveiro na 5.ª edição do EscutAMA
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
“Talha 200” da Vista Alegre instalada no Teatro Aveirense
15/04/2025
Aberto concurso público para conservação do Centro Cultural de Esgueira
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025